sexta-feira, 13 de março de 2015

...Em algumas partes do mundo, foram extremamente veementes, resultando em verdadeiros confrontos pelas ruas, dando sinais de um divisor de épocas e que mudanças significativas estavam em curso.
Acreditava que esse movimento de contra cultura iniciado  na década de 60, que na sua visão talvez tenha sido uma das décadas mais importantes por tudo que produziu. Essa constatação foi possível de se notar em todos os campos da atividade humana e tudo isso foi rapidamente descaracterizado,  e  a partir daí, tenha tomado um rumo em que os  protagonistas não se deram conta.
Essa mesma contra cultura teve o seu ápice durante os protestos que o mundo presenciou contra a Guerra do Vietnã.
As manifestações tomaram corpo e multiplicaram-se por todas as partes do planeta.
As músicas de protesto desempenharam um importante papel como instrumento destas manifestações, assumindo uma condição de vanguarda junto aos jovens, como porta vozes desses anseios.
Vários festivais musicais/contestatórios aconteceram pelo mundo, onde a tônica era o repúdio contra toda e qualquer estrutura que oprimisse anseios de liberdade.
O ápice desta trajetória, talvez tenha sido o Festival de Woodstock, onde conseguiu se reunir de uma forma que  nunca se tenha  visto antes, uma quantidade tão significativa de grandes músicos ligados e comprometidos com essa linha comportamental, criando em torno deste evento uma enorme expectativa.
O establishment, ou seja, uma ordem ideológica  que na realidade não tinha nome e nem uma face que a caracterizasse, mas que se traduzia através de uma ideologia extremamente hábil e bem montada, parte para uma contra ofensiva já no próprio festival, alterando o foco e dando uma enorme ênfase para  características de menor relevância que acabaram diluindo a importância do que se buscava.
Os hippies com o seu amor livre, o descomprometimento com as causas, uma postura alienada em relação à realidade como se dela não fizessem parte, o consumo exagerado de drogas, passaram como que subliminarmente a serem o foco maior daquele momento, o que permitiu uma falta de consequências de maior peso com o que se  preconizava  no início do evento. Todos os  esforços empreendido naquele momento foram drasticamente alterados.
Os músicos passam a a ser estigmatizados mais pelo consumo de drogas do que pelo conteúdo de suas obras, aliás inconvenientes para muitos.
A partir dessa reação, todo um trabalho que muitas pessoas de grande importância desenvolveram, algumas com o custo de suas próprias vidas, foi diluído e acabou sendo absorvido sem nenhuma resistência e percepção por parte dos envolvidos, que de protagonistas passaram a meros e passivos espectadores. Novamente a incômoda idéia de formigas manipuladas.
Talvez isso explique a grande lacuna existente na cultura contemporânea em decorrência dessa mutação. A música perdeu a sua essência e a alma quanto ao conteúdo, o mesmo se dando com quase todas as manifestações artísticas.
As atividades da cultura humanista sofrem um grande revés e cedem lugar para o  surgimento do tecnicismo, aliás a última grande revolução que o mundo presenciou. Criou-se  uma nova ordem mundial e essas mudanças se deram de uma maneira tão sutil,  sem nenhum tipo de resistência, ou até mesmo consciência para essas mudanças por parte das pessoas. Novamente aquele idéia reincidente sobre insetos tolos e manipulados... LC OLIV

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