sábado, 7 de março de 2015

...Estes movimentos acabaram sendo exportados para várias partes do mundo, inclusive o Brasil, que de uma certa forma, caminhava na contra mão das tendências do momento, em virtude de  mudanças políticas, decorrentes de um retrocesso em sua vida democrática.
Um golpe militar empreendido em 1964, traria em seu bojo, a supressão das liberdades, com uma crescente repressão a todo e qualquer tipo de contestação a essas novas orientações institucionais e um trabalho primorosamente elaborado no sentido de criar uma população totalmente alienada e indiferente para as mudanças em curso.
Parte deste trabalho visava criar nessa mesma população, a ideia de que política era algo extremamente sujo e nocivo e que todos deveriam dela se apartar a fim de não se contaminarem.
Para o Eice isso era algo extremamente absurdo, pois sempre defendeu a ideia, mesmo que empiricamente, de que desde os seus  primórdios quando o homem passou a viver em grupos, a política deveria ser uma de suas atividades mais importantes, pois dela decorreriam, ou deveria assim ser, a forma  de encontrar as melhores alternativas de bem estar para as comunidades.
Assim surgiram as primeiras sociedades e a evolução através dos tempos, nos trouxe às  formatações sociais contemporâneas.
Ao constatarmos a alienação popular nos dias de hoje em relação a essa atividade, e as aberrações que compõem a nossa classe política, podemos concluir que a ação inciada lá atrás, na década de 60, surtiu o efeito esperado, com um êxito extraordinariamente acima do imaginável.
Vale lembrar que nessa época, as pessoas eram politicamente muito mais esclarecidas quando comparadas com as dos dias atuais.
A classe intelectual de então, além de ser qualitativamente muito superior quando comparada com as que se sucederam, tinham também um poder de influência inegavelmente superior.
As suas manifestações além de mais significativas, eram mais constantes.
A sua influência era tão manifesta, que foi o alvo mais visado pelos mentores da nova orientação ideológica que se instalava no país.
Embora nunca tenha tido uma formação acadêmica nas áreas ditas sociais, Eice sempre teve preocupações neste sentido quando de suas análises.
Enquanto boa parte da intelectualidade mundial discutia temas empolgantes e efervescentes, como o existencialismo de Sarte, o Capital de Karl Marx com a rediscussão sobre as relações entre o capital e o trabalho, o Manifesto Comunista de Marx e Hengels.
As repercussões da Revolução Russa que culminou com a criação da União Soviética, um capítulo à parte na história contemporânea, quando se verificou por décadas o embate maniqueísta da Guerra Fria.
As vanguardas intelectuais no mundo discutindo febrilmente as implicações do conceitos de inconsciente coletivo  e os arquétipos de Jung e outros manifestos de filósofos, os jovens de boa parte do mundo optaram pelo protesto como uma linha de ação...
LC OLIV



Um comentário: