sexta-feira, 7 de agosto de 2020

      ...Assim que chegaram ao apartamento do detetive, notaram que ele estava um tanto ansioso e de imediato foi perguntando sobre as andanças da dupla, se tinham algum resultado a apresentar. Diante do rubor de prazer de Hastings, teve certeza de que tinham algo. O capitão foi suscinto em seu relatório e à medida que falava diante das reações de pequeno belga, sentia-se empolgado.

     A empolgação se justificava porque Poirot sempre fora muito severo com o seu parceiro na condução das investigações, na coleta das informações, na ordenação dos fatos, para poder montar uma linha de atuação a partir da junção dos dados e na consequente linha de atuação de que teriam. Sempre insistira que sem essas rotinas, tudo ficaria mais trabalhoso e demorado, o que poderia implicar no fracasso de uma investigação.

     A conferência durou pouco menos de uma e ao final, a um pedido do detetive, a secretária ligou para o inspetor Japp que foi colocado a par das informações que acabara  receber. Este por sua vez de imediato, destacou dois de seus mais confiáveis auxiliares, para "circularem" dentro da área que envolvia My Fair, Charing Cross e demais localidades próximas a Westminster. Eram três investigadores bastante discretos, extremamente experientes e ágeis em suas decisões.

     Embora tinham uma área delimitada para suas ações, sabiam por experiência de ofício, que deveriam de acordo com os resultados obtidos, estender as suas ações de forma circular e aumentando  o alcance. Repassaram algumas galerias, as velhas joalherias, em todas, as dificuldades de sempre, pois a comercialização ali era sempre à revelia do fisco e se mexia com somas enormes, uma vez que lidavam com toda sorte de gemas, principalmente os cobiçados e valiosíssimos diamantes. 

     Com muito tato e diante da promessa solene de que ficariam invisíveis para a receita por um longo tempo, conseguiram de um velho semita proprietário de uma das mais antigas lojas naquele setor, a informação de que um cavalheiro havia inciado as tratativas de uma grande soma em pedras, numa operação que deveria ser finalizada em Amsterdã, onde se faria o pagamento e a entrega das partidas das gemas.

   Informou que o dito cavalheiro parecia ser estrangeiro e que havia combinado de telefonar periodicamente para se inteirar sobre o andamento da transação, sem contudo deixar um número telefônico ou um contato. Em todo momento deixou bem claro que a inciativa para o contato ficaria a cargo dele e deixou um nome um tanto enigmático evidenciando a necessidade  de se manter anônimo, para tanto utilizava o nome de Mr. Stone.

     Essas importantes informações chegaram simultaneamente à Yard e em Trafalgar Square no quinto andar do Whittehaven Mansions. Nesses dois QGs, form montadas estratégias para se montar uma rígida e muito bem dissimulada vigilância, para se interceptar qualquer ação suspeita. A mesma estratégia se estendia para as galerias de arte, tanto no sentido investigativo, como no observação de todo tipo de movimentação por parte dos clientes. 

     O que se viu nos dias seguintes, foi uma angustiante espera com a checagem de todas as minúcias e com uma grande preocupação em não levantar qualquer tipo de suspeita, pois o tal senador era uma pessoa profundamente hábil, aliás habilidade adquirida ao longo de anos de legislatura na política em seu país, cujo objetivo maior sempre fora o seu enriquecimento, em detrimento dos compromissos assumidos com os seus eleitores, aliás uma prática corrente na atividade política daquele país, a ponto de se tornar notória no mundo essa desonestidade. O mais terrível, era a inércia e a falta de indignação por parte da população, que de alguma forma era conivente com as falcatruas, como se isso fosse o normal.

     O mais importante nesse momento delicado, era encontrar o tal senador e prendê-lo num flagrante  de tal forma que ficasse inviável por parte dele, valer-se de qualquer estratagema jurídico que a sua condição pudesse vir a lhe favorecer.,,



LC OLIV

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário